Alexandre Ferreira

Sou formado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco. Pós -Graduado em Finanças pelo IBMEC. Opero no mercado desde 2003, iniciando através de aplicações em fundos de ações.
No mesmo ano já passei a comprar ações diretamente pelo Home Broker do banco onde era cliente. Até o ano de 2005 utilizava a Análise Fundamentalista como principal ferramenta na tomada de decisões, porém depois de um prejuízo nas ações de uma grande empresa petroquímica observei que este tipo de análise, por si só, para o pequeno investidor, não era suficiente. A partir daí busquei os conhecimentos da Análise Técnica, através da leitura de muitos livros, alguns deles indicados na seção Livros do site. Passei a atuar exclusivamente usando a análise dos gráficos para obter pontos de compra e venda de ações. Conclui o curso de Contábeis com um trabalho sobre Finanças Comportamentais, onde estudei os motivos pelos quais os investidores pessoas físicas não conseguiam obter retornos acima da média do mercado de forma consistente ao longo dos anos.
Mais tarde, senti a necessidade de aprofundar os conhecimentos na área de Finanças e me especializei no IBMEC ( Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais), concluindo o curso em 2010.
Também fui aprovado no concurso para o cargo de Analista de Finanças da Controladoria Geral do Estado de Pernambuco em 2010.
Já operei em quase todas as áreas onde um investidor pessoa física pode operar, como ações, derivativos financeiros e outros. Já fui viciado em day trade, tanto em ações quanto em opções. Já perdi muitas noites de sono preocupado com minhas operações abertas. Já passei por muitas corretoras, boas e péssimas. Já vi meu Home Broker sair de operação em algumas operações em plena crise de 2008, e aí vi a diferença que uma boa corretora pode fazer nas nossas vidas. No final de tudo, não me arrependo de nada e estou aqui para compartilhar o que aprendi ao longo de minha vida financeira.