Melhores corretoras para investir no Tesouro Direto

Tomar a decisão de pegar o seu dinheiro que está parado investir em algo que traga bons resultados é o primeiro passo para aumentar a sua renda. Mas depois de tomada essa decisão, é preciso encarar outro dilema: quais são as melhores corretoras para investir no Tesouro Direto?

Principalmente para quem ainda não possui experiência com investimentos, fazer a escolha por uma corretora é uma tarefa bastante complicada. Todas elas parecem muito parecidas e você não sabe quais são as informações que realmente importam nos seus resultados.

São várias formas de investimento, diferentes taxas e uma gama de benefícios para os clientes que precisam ser analisados com muito cuidado. Afinal de contas, é o seu dinheiro que está em jogo nessa relação.

Para que você consiga evitar problemas e possa desfrutar de investimentos com ótimos resultados, veremos, neste artigo, quais são as melhores corretoras para investir no Tesouro Direto!

corretoras tesouro direto

Tesouro Direto

Você já deve estar bem informado sobre como investir no Tesouro Direto e também sobre o rendimento que é possível obter com essa aplicação, certo? Mas nunca é demais revisar alguns conceitos básicos.

O Tesouro Direto tem um funcionamento muito semelhante a um empréstimo para o governo. Ou seja, ao comprar títulos públicos, você está emprestando dinheiro ao governo – e, ao final dessa relação, você recebe o valor que foi emprestado acrescentado de uma porcentagem de juros.

O risco envolvido na operação, apesar de existente, é muito baixo. Por ser uma aplicação de renda fixa, o Tesouro Direto oferece previsibilidade do montante que você receberá no fim do período investido.

E é exatamente a combinação entre os baixos riscos e a possibilidade de bons rendimentos que atrai tantos investidores. Porém, grande parte dos interessados em investir acaba esbarrando na necessidade de uma corretora para realizar o investimento.

O que é uma boa corretora de Tesouro Direto?

É muito difícil definir que uma coisa é melhor que outra sem adotar alguns critérios para a decisão, não é? Quando você tenta decidir qual é o melhor notebook para comprar, analisa diversos dados: processador, memória, armazenamento, placa de vídeo, bateria, tela, preço, entre outros fatores.

A escolha pelas melhores corretoras de Tesouro Direto funciona da mesma forma. É preciso comparar diversas informações objetivas para compreender qual tem a capacidade de apresentar melhores rendimentos.

Então, antes de vermos quais são as melhores opções de corretoras, veremos quais são os critérios que utilizamos para chegar a uma conclusão.

Critérios para escolher a melhor corretora de Tesouro Direto

  • Cadastro na CVM. Todas as corretoras devem estar cadastradas na Comissão de Valores Mobiliários, que é a entidade responsável por regular o mercado de investimentos.

  • Certificado Retail Broker. A BM&FBOVESPA criou o Programa de Qualificação Operacional (PQO) para avaliar as corretoras. Dentro dos certificados do programa está o Retail Broker, que examina os seguintes aspectos: o serviço de assessoria prestado a pessoas físicas; a diversificação de produtos, conteúdo educacional e de alternativas de investimento; e a as ferramentas de negociação de tecnologia móvel e plataformas eletrônicas voltadas aos investidores.

  • Habilitação para operar no Tesouro Direto. Nem todas as corretoras estão habilitadas a operar no Tesouro Direto. Como esse é o investimento que você deseja fazer, essa informação é muito importante.

  • Valor das taxas. Esse é um dos fatores mais importantes na escolha de uma corretora, pois as taxas afetam diretamente o valor que você receberá com o seu investimento. Veja só as principais taxas:

    • Taxa de custódia: é o valor cobrado para manter armazenadas as informações de títulos e ações. Geralmente, é cobrada de forma mensal, mas é isenta em alguns casos.

    • Taxa de transferência: é o valor cobrado para transferir o dinheiro para a corretora. Em alguns casos, você pode conseguir a isenção dessa tarifa.

    • Taxa de administração: esse é o valor cobrado pelas corretoras para o investimento no Tesouro Direto. É uma cobrança opcional e muitas corretoras oferecem isenção para atrair novos clientes.

  • Outros benefícios. Entre os outros fatores que impactam na qualidade de uma corretora estão o atendimento ao cliente, a transparência ao tratar de custos e taxas, as ofertas de capacitação sobre investimentos, recomendações de investimentos e ferramentas de simulação.

 GRATUITO - Conheça as Corretoras de Valores ideais para Você Investir em Ações e Tesouro Direto

Você receberá um e-mail com os dados de acesso. 

As melhores corretoras para investir no Tesouro Direto

Finalmente chegou a hora de conferirmos quais são as melhores corretoras para investir no Tesouro Direto. Para elaborar a lista, levamos em conta todos os fatores enumerados no capítulo anterior. Está preparado? Então vamos lá!

Nome

Taxa de custódia

(ao ano)

Agente integrado

Prazo de repasse

Ativa

0

Sim

D + 0

Clear

0

Não

D + 0

Easyinvest

0

Sim

D + 0

Geração Futuro

0

Não

D + 0

Guide

0

Sim

D + 0

H.Commcor

0

Sim

D + 0

Spinelli

0

Sim

D + 0

Tullet Prebon

0

Não

D + 1

XP Investimentos

0

Sim

D + 0

UBS Brasil

0,06% a 0,20% ao ano

Não

D + 0

Socopa

0,10%

Sim

D + 0

MyCap

0,20%

Sim

D + 0

Mirae Asset

0,20%

Sim

D + 0

Planner

0,20%

Sim

D + 0

Terra Investimentos

0,20%

Sim

D + 0

Ágora

0,23%

Sim

D + 0

Brasil Plural Corretora

0,25%

Sim

D + 0

Fator

0,25%

Sim

D + 0

Citi Corretora

0,25% a 0,5%

Sim

D + 0

Nova Futura

0,30%

Sim

D + 0

Votorantin Corretora

0,30%

Sim

D + 0

Itaú

0,30% a 0,50%

Sim

D + 0

Nova Futura

0,30%

Sim

D + 0

Elite

0,10% sobre a compra + 0,30% ao ano

Sim

D + 0

Santander

0,40%

Não

D + 0

Safra

0,45%

Sim

D + 0

Bradesco Coretora

0,50%

Sim

D + 1

Importante!

Todas essas taxas devem ser acrescidas de uma taxa de 0,30% ao ano cobrada pela BM&FBovespa.

Adotando alguns critérios essenciais, foi possível reduzir bastante as opções de corretoras para investir no Tesouro Direto, não é mesmo? Todas essas corretoras listadas são certificadas e oferecem segurança ao investidor – conforme vimos no capítulo anterior.

Ou seja, todas elas começam em um mesmo patamar, pois possuem habilitação para operar no Tesouro Direto e têm o certificado Retail Broker. Qualquer delas que seja a sua escolha, certamente proporcionará bons investimentos.

Porém, estamos em busca das melhores corretoras para investir no Tesouro Direto. Aquelas que podem maximizar os valores obtidos e que vão para o seu bolso. Quanto melhores forem as condições, mais dinheiro você pode receber. Sendo assim, precisamos analisar mais a fundo cada uma delas para chegar a uma conclusão, certo?

melhores corretoras para investir no tesouro direto

Como fazer a escolha da melhor corretora?

A lista das 27 melhores corretoras para investir no Tesouro Direto nos mostra três informações muito importantes: a taxa de custódia, a possibilidade de realizar investimentos diretamente pelo site da corretora e o prazo para o repasse dos recursos.

Veremos agora uma análise desses dados em conjunto com outros fatores que também devem ser levados em conta na sua decisão:

Taxa de custódia

A taxa de custódia, conforme vimos anteriormente, é o valor cobrado para manter armazenadas as informações de títulos e ações. Até alguns anos atrás, era comum que todas as corretoras cobrassem essa taxa dos investidores, porém hoje já temos algumas delas que deixam o cliente isento do pagamento.

Entre as melhores empresas para investir no Tesouro Direto, temos 9 delas que não cobram a taxa de custódia dos seus clientes: Ativa, Clear, Easyinvest, Geração Futuro, Guide, H.Commcor, Spinelli.

Apenas esse fator isolado não pode basear a sua decisão, mas é um grande ponto a favor dessas corretoras. Afinal de contas, a isenção dessa taxa significa menos custos para você, não é mesmo?

Informações no website

Cada uma dessas corretoras possui em seu website uma gama de informações a respeito do funcionamento do investimento no Tesouro Direto. Analisar as particularidades de cada uma pode ser uma ótima ideia.

A Easynvest, por exemplo, tem logo em sua página inicial a frase “A líder no ranking do Tesouro Direto” e dá muita importância para esse tipo de investimento – o que pode ser um bom indicador para quem está interessado nessa modalidade de investimento.

Por outro lado, algumas corretoras não dão muita importância para o Tesouro Direto e não deixam claras as taxas cobradas e nem como o cliente pode começar a investir. Assim o processo todo fica mais complicado, não é mesmo?

Condições diferenciadas

Além da taxa de custódia, é preciso estar atento a outras taxas que podem ser cobradas pelas corretoras – como a taxa administrativa ou a taxa de transferência. De nada adianta ser isento de uma delas se os custos forem compensados nas outras.

Tire a limpo qualquer informação que você não compreendeu completamente. A última coisa que você pode querer é interpretar erroneamente algum dado que afete diretamente no retorno dos seus investimentos.

Rapidez na transferência dos valores

As opções para transferência de valores e o prazo de repasse para receber o dinheiro em sua conta também merecem atenção. Você precisará lidar frequentemente com isso quando começar a investir.

Além disso, a maioria das corretoras são Agentes Integrados – que são aquelas que oferecem a comodidade de permitir que o investidor efetue investimentos e resgates de títulos do Tesouro Direto diretamente em seu site.

Note que algumas das corretoras para investimento no Tesouro Direto que oferecem isenção da taxa de custódia não são instituições integradas e uma delas possui um prazo de repasse superior às outras.

Essa análise também pode ser aplicada ao restante da lista das melhores corretoras: do total de 27 corretoras, cinco não são agente integrado e duas possuem um prazo de repasse superior às demais.

Pesquisa de opinião de outros clientes

A internet possui um mundo de informações a serem exploradas. Ao pesquisar mais a fundo a respeito das corretoras que chamaram a sua atenção, é possível descobrir a opinião de outros clientes em sites como o Reclame Aqui.

Se você possui parentes e amigos que costumam investir no Tesouro Direto pode buscar um feedback a respeito das corretoras utilizadas para ter ainda mais segurança na sua decisão.

Valor real obtido

Antes de tomar a sua decisão, procure descobrir qual é o valor real que você pode obter dos seus investimentos. Somando-se a taxa de custódia que apresentamos na tabela do capítulo anterior com todos os outros valores cobrados pela corretora, quanto será descontado do valor do rendimento?

Não se apegue a isenção de taxas ou outras comodidades sem investigar a fundo quanto você pode ganhar ou deixar de ganhar. Afinal, o intuito de realizar um investimento no Tesouro Direto é fazer o seu dinheiro render, certo?

Confiança e segurança

É impossível falarmos sobre as melhores corretoras para investir no Tesouro Direto sem levarmos em conta a confiança e a segurança que você tem em relação à empresa a quem confiará o seu dinheiro.

Confiar altos valores financeiros nunca será uma escolha simples e, certamente, optar por uma corretora que faça você se sentir confortável é recomendável. Ou seja, analise todos os fatores quantitativos envolvidos na operação, mas também dê ouvidos à sua percepção a respeito das corretoras.

A decisão é toda sua!

Se você se guiar pela taxa de custódia, verá que existem várias opções que isentam o cliente do pagamento, ou seja, possuem um custo menor para o seu bolso. Porém, a decisão final cabe apenas a você.

O ideal é que você analise cada uma das corretoras com cuidado e veja qual se adapta melhor ao seu perfil e às suas necessidades. É importante que você se sinta confortável com a sua escolha, afinal, você confiará o seu dinheiro no investimento.

Utilize a listagem com as melhores corretoras para investir no Tesouro Direto como um ponto de partida para pesquisar mais sobre as corretoras e encontrar o casamento perfeito. Depois disso, basta aguardar os frutos do seu investimento!

Mas qual a corretora que você indica para operar com tesouro direto?

Clear, Easynvest e XP, pelas baixas taxas cobradas e um bom serviço prestado.

E então, você já conhecia as melhores corretoras para investir no Tesouro Direto? Gostou do conteúdo deste artigo? Se você quer receber mais informações sobre o assunto, cadastre-se no formulário abaixo!

Quer receber o passo a passo para Investir no Tesouro Direto com segurança

Insira o seu endereço de e-mail abaixo e clique em Quero Sim para receber grátis o passo a passo para investir no Tesouro Direto de Forma Segura.>