Melhores corretoras para investir na bolsa de valores – Resumo completo

Você sabe quais são as melhores corretoras para investir na bolsa de valores? Todas aquelas pessoas que optam por reservar parte do seu dinheiro para investir em ações precisam encontrar uma corretora para iniciar as operações. Porém, ao contrário do que muitos pensam, nem todas as corretoras são iguais – e essa escolha pode ser determinante para o seu sucesso como investidor.

As corretoras de valores são empresas que fazem a intermediação de compra e venda de ações e demais títulos financeiros. Ou seja, você precisa delas para comprar e vender ações. Além disso, as corretoras funcionam como plataformas de investimentos, oferecendo uma grande variedade de aplicações financeiras com características variadas para atender às necessidades de cada investidor.

Melhores corretoras para investir

A análise das melhores corretoras para investir leva em conta uma série de características fundamentais que facilitam o investimento e oferecem melhores resultados para o investidor. O entendimento dessas diferenças entre uma e outra é essencial para que você possa fazer a sua escolha. Por isso, começaremos este artigo falando um pouco mais sobre elas.

Você quer descobrir quais são as melhores corretoras para investir na bolsa de valores? Então confira neste artigo!

Como investir na bolsa - Curso GRATUITO e online

Você receberá um e-mail com os dados de acesso. Caso não queira mais recebê-los, poderá cancelar o recebimento...

Como iniciar a análise das melhores corretoras

Você sabia que a maioria das pessoas começa a investir do jeito errado? Muitos investidores que estão entrando no mundo das ações resolvem investir através da corretora do seu banco em vez de optar por uma independente. Por isso, acabam pagando taxas altíssimas que acabam com todos os seus rendimentos.

O nosso objetivo neste artigo é mostrar a você quais são as melhores corretoras para investir na bolsa de valores. Portanto, a primeira dica é: esqueça a corretora do seu banco. Dito isso, vamos iniciar a análise em busca de uma corretora que ofereça bons resultados focando na credibilidade da corretora!

Verificando a credibilidade das corretoras

Como você pode descobrir se a corretora é segura e confiável? Qual é a garantia que você tem de que você não perderá todo o dinheiro investido? A melhor solução para isso é verificar alguns pontos essenciais sobre as corretoras. Confira quais são eles:

Cadastro na CVM

Todas as corretoras de valores devem estar devidamente registradas na CVM (Comissão de Valores Mobiliários) – que é a entidade responsável por regular o mercado de investimentos. Através dessa consulta, é possível verificar se a corretora está autorizada a atuar no mercado e evita que você caia em golpes de estelionatários.

Selo Cetip Certifica

A Cetip (Centro de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos) é uma empresa de capital aberto que serve como uma integradora do mercado financeiro, atuando como custodiante de títulos do mercado de crédito privado. Ela é responsável por fornecer o selo “Cetip Certifica”, que permite que as corretoras intermedeiem a compra de títulos privados para seus clientes. Ou seja, esse é outro indicador de confiabilidade a ser avaliado.

Certificados da BM&FBOVESPA

A BM&FBOVESPA criou um mecanismo para verificar se uma corretora atende aos requisitos exigidos, o Programa de Qualificação Operacional (PQO). Dentro desse programa, são conferidos diversos certificados: Agro Broker, Carrying Broker, Execution Broker e Retail Broker.

Para os investidores pessoa física, o principal deles é o Retail Broker, que avalia as corretoras nos seguintes aspectos:

  • Oferta de serviços de assessoria e plataforma eletrônica de negociação de produtos financeiros, especializados em investidores pessoas físicas.
  • Diversificação de produtos, conteúdo educacional e de alternativas de investimento.
  • Oferta de ferramentas de negociação de tecnologia móvel e plataformas eletrônicas voltadas a investidores.

Ou seja, você certamente deve optar por uma corretora de valores que possua a certificação Retail Broker.

Habilitação para operar no Tesouro Direto

Caso você tenha interesse em investir no Tesouro Direto, outro aspecto a ser observado é se a corretora está habilitada a operar com esses investimentos. No site oficial do Tesouro Nacional é possível consultar uma listagem com todas as instituições financeiras habilitadas a operar no Tesouro Direto.

Quais aspectos devem ser avaliados?

Após verificar a credibilidade das corretoras de valores, é possível filtrar apenas aquelas que oferecem segurança para o seu investimento. Mas, ainda assim, restam diversas opções de instituições. Para ajudá-lo a decidir qual delas são as melhores corretoras para investir, vamos verificar os aspectos que você deve analisar!

Segurança

Conforme acabamos de ver, um dos principais aspectos que você deve analisar antes de realizar um investimento é a segurança oferecida pela corretora. Verifique quais são os certificados que a corretora possui e realize uma pesquisa sobre a sua credibilidade na internet. Certamente você encontrará várias reclamações de clientes em relação a corretoras que não são confiáveis.

Taxas

Um dos fatores que mais pesam na decisão por uma corretora são as taxas cobradas. Afinal, quanto maiores forem esses valores, menor será o valor que você ganhará com os seus investimentos. Quando falamos sobre investimento de milhares de reais, qualquer diferença pode ser bem impactante – por isso é preciso ficar de olhos bem abertos em relação a isso.

Veja só quais são as principais taxas envolvidas em um investimento:

  • Taxa de administração. É a taxa cobrada pela corretora pra intermediar as operações de compra e venda de títulos público do Tesouro Direto. Geralmente, essa é uma taxa cobrada anualmente sobre os montantes investidos. Muitas corretoras isentam o investidor desse pagamento.
  • Taxa de corretagem. É a taxa cobrada em cada operação de compra ou venda de ativos no mercado de renda variável.
  • Taxa de custódia. É o valor cobrado mensalmente para manter armazenadas as informações de títulos e ações do investidor. É muito comum a isenção dessa taxa ou, então, a isenção caso haja uma corretagem mensal mínima.
  • Taxa de transferência. É a taxa cobrada sempre que você transferir o seu dinheiro entre a sua conta e a conta da sua corretora.

Diversidade de produtos

Nem todas as corretoras trabalham com todas as variedades de produtos disponíveis. Por isso, é importante analisar quais são os produtos oferecidos pela sua corretora. Mesmo que você consiga suprir as suas necessidades de investimento no momento, se você tem vontade de investir no Tesouro Direto em alguns meses, é importante já optar por uma corretora que lhe dê essa opção, certo?

Atendimento

A qualidade do atendimento é fundamental para o sucesso das suas aplicações financeiras. Tirar dúvidas sobre as corretagens e seus investimentos de forma rápida e efetiva pode ser um grande diferencial. Além disso, diversas vezes você pode ter urgência em realizar uma operação para evitar um prejuízo. Nesses casos, conseguir se comunicar de forma ágil com a sua corretora é essencial.

Ferramentas tecnológicas

A tecnologia tem se mostrado uma grande aliada dos investidores na bolsa de valores. Porém, é preciso verificar quais ferramentas digitais cada uma das corretoras pode oferecer. O sistema de operação que você irá utilizar é o fator mais importante, pois quanto mais rápido e prático for realizar uma operação, melhor será para você.

O ideal é procurar por uma corretora que utilize sistemas avançados, oferecendo agilidade e facilidade para que você encontre as informações que precisa, estabilidade no sistema de operações e a possibilidade de controlar a sua carteira em um sistema online.

Serviços prestados

O pacote de serviços e soluções oferecidos pelas melhores corretoras para investir também é muito importante para o seu sucesso como investidor. De acordo com os seus conhecimentos e experiência com investimentos, é importante buscar por corretoras que oferecem assessoria para os investimentos e auxiliam você na escolha dos melhores investimentos para o seu perfil.

Como investir na bolsa - Curso GRATUITO e online

Você receberá um e-mail com os dados de acesso. Caso não queira mais recebê-los, poderá cancelar o recebimento...

As melhores corretoras para investir na bolsa de valores

Com base em todos os aspectos que acabamos de abordar, selecionamos as 12 melhores corretoras para investir na bolsa de valores – que se destacam entre as demais pelas suas taxas e pelos serviços prestados. Apesar de não ser uma lista definitiva, pode ser um ótimo ponto de começo para que você tome a sua decisão.

Para que você possa absorver todas as informações, separamos as informações em duas partes: taxas cobradas e produtos e serviços oferecidos.

Melhores corretoras para investir na bolsa: taxas praticadas

Melhores corretoras para investir na bolsa: produtos e serviços

Melhores corretoras para investir

Como escolher a melhor corretora para você?

Agora que você já conhece um pouco mais sobre as melhores corretoras para investir na bolsa de valores, qual delas você deve escolher? Não há uma resposta correta para essa pergunta, pois cada caso merece ser estudado com cuidado levando em conta as suas particularidades.

Será preciso alinhar as suas necessidades e expectativas com o que a corretora escolhida tem a oferecer. O grande segredo para escolher a melhor corretora para investir é se sentir seguro e visualizar a possibilidade de obter ótimos resultados financeiros. Afinal, é para isso que você quer investir na bolsa de valores, certo?

Para ajudá-lo nessa decisão, separamos algumas perguntas para você fazer em relação às melhores corretoras para investir:

  • Os produtos oferecidos conseguem satisfazer as minhas expectativas?
  • A estrutura de custos está clara? É possível obter bons resultados com os valores cobrados?
  • As informações do seu website estão expostas com clareza e objetividade?
  • Todas as suas dúvidas estão sendo solucionadas com presteza?
  • Quais são as formas de comunicação entre você e a corretora?
  • As ferramentas digitais utilizadas são de boa qualidade?
  • A empresa possui um bom número de clientes?
  • Quais são as opiniões dos outros clientes sobre a corretora?
  • Como são feitas as recomendações de investimentos?
  • Como funciona o envio de valores (DOC, TED, boleto)?
  • Você se sente confortável em investir o seu dinheiro com aquela corretora?

Depois de responder a todas essas perguntas, você certamente encontrará a corretora perfeita para realizar os seus investimentos e obter ótimos resultados.

O que você achou das melhores corretoras para investir na bolsa de valores? Alguma delas chamou mais a sua atenção? Se você quiser receber mais conteúdos interessantes sobre investimentos, cadastre-se no formulário abaixo!

Como investir na bolsa - Curso GRATUITO e online

Você receberá um e-mail com os dados de acesso. Caso não queira mais recebê-los, poderá cancelar o recebimento...