Bovespa: o passo a passo completo para você investir e ganhar muito dinheiro!

Se você deseja investir em ações e ganhar muito dinheiro, a Bovespa pode ser a sua melhor solução. Em vez de deixar o seu dinheiro parado em uma poupança, você pode fazê-lo render de uma forma muito mais efetiva.

Para você ter uma noção da possibilidade de retorno, veja a diferença entre os investimentos. Enquanto a poupança oferece rendimentos inferiores a 10% ao ano, a Bovespa lhe oferece rendimentos superiores a 35% – ou seja, o retorno sobre o investimento é nitidamente superior.

Neste artigo você aprenderá como funciona a Bovespa e como você pode investir em ações para começar a ganhar dinheiro agora mesmo. Confira!

Como investir na bolsa - Curso GRATUITO e online

Você receberá um e-mail com os dados de acesso. Caso não queira mais recebê-los, poderá cancelar o recebimento...

Afinal, o que é Bovespa?

A Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) é a principal Bolsa de Valores do Brasil e hoje já reúne cerca de 70% de todos os negócios realizados na América Latina. Ela é uma parte da empresa B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) e uma das suas funções é intermediar as negociações das ações de todas as empresas de capital aberto do país. Já a Ibovespa, por sua vez, é o índice que junta todas as ações de maior volume financeiro da bolsa de valores. 

Quando falamos sobre investir na Bolsa de Valores, a primeira associação que costuma ser feita é com a compra e venda de ações de grandes empresas, certo? Você compra ações da Petrobras quando estão com um valor baixo e vende quando estiverem valorizadas – e dessa forma obtém um bom lucro.

Essa relação de oferta e demanda é o que move a Bolsa de Valores. Entenda que, geralmente, quanto maior a procura por uma ação, maior será a valorização do seu preço. Pois, se a demanda baixar e a oferta continuar a mesma ou aumentar, os seus preços também caem. E no meio disso tudo estão os investidores em busca de negócios lucrativos.

Entre os mais de 10 milhões de negócios diários realizados na Bovespa, existem várias alternativas de investimento: negociação de ações, moedas, índices, títulos de renda fixa, taxas, commodities e outros tipos de derivativos financeiros.

Todos esses investimentos acontecem através de pregão eletrônico. Isso quer dizer: você lembra daquela imagem clássica de vários homens em pé gritando no telefone para negociar as ações? Pois é, isso já ficou no passado. Hoje, é possível realizar todas as suas transações pela internet de forma rápida e eficiente;

Como investir em ações na Bovespa?

Conforme você viu acima, você pode investir em ações da Bovespa através da internet. Mas como que isso é feito? Será que basta entrar no site da Bovespa, colocar algumas ações no seu carrinho e finalizar a compra?

Não é bem assim que as coisas funcionam. Apesar de ser muito simples e prático investir em ações na Bovespa, é preciso seguir alguns procedimentos. Veremos como você pode investir em ações e ganhar dinheiro.

Encontre uma corretora

Bem, o primeiro passo para investir em ações na Bovespa é abrir uma conta em uma corretora. Essas instituições são responsáveis pelas compras e vendas de ações e demais títulos. Você precisa delas para realizar qualquer operação na Bolsa de Valores.

Além disso, as corretoras funcionam como plataformas de investimento, oferecendo uma grande variedade de aplicações financeiras e buscando atender as necessidades de cada investidor.

Para abrir a sua conta, basta encontrar as melhores corretoras e analisar qual delas oferece condições mais vantajosas e transmite confiança para você. Depois disso, entre em contato para realizar o seu cadastro.

Utilize o home broker para iniciar as negociações

Depois de aberta a sua conta em uma corretora, é hora de começar a investir na Bovespa. Para isso, você pode contar com a funcionalidade chamada de home broker – que é oferecida por grande parte das corretoras.

O home broker é uma plataforma online que permite a compra e venda de títulos via internet. É por conta dessa funcionalidade que se tornou-se tão fácil investir em ações. Você pode realizar todas as suas operações diretamente da sua casa.

Encontre os melhores investimentos

Agora você está apto a realizar investimentos na Bovespa e tem a liberdade de comprar e vender ações para ganhar dinheiro. Mas por onde você deve começar? Quais são os melhores investimentos para obter um bom retorno?

É nesse momento que surge a necessidade de alinhar os seus objetivos com os conhecimentos a respeito do mercado de ações. O seu perfil de investidor será determinante para que você consiga alcançar resultados positivos.

Entenda que os investimentos de longo prazo, que oferecem um retorno apenas depois de alguns anos, são ótimos para alguns investidores. Porém, para outros investidores o mais indicado são ações de alto risco, que podem valorizar ou desvalorizar em pouco tempo. Isso quer dizer que quanto maior o risco de uma ação maior retorno esperado.

Faça uma breve reflexão a respeito dos seus objetivos e avalie quanto está disposto a investir. Com base nessas informações será possível dar os seus primeiros passos no mundo dos investimentos e começar a ganhar muito dinheiro.

Aprenda a fazer análise técnica

Não existe uma fórmula mágica para ganhar fortunas investindo na Bovespa, porém com bons conhecimentos sobre o mercado de ações será possível encontrar as melhores oportunidades.

Entre esses conhecimentos podemos destacar a análise técnica. Essa metodologia deixa de lado todos os fatores subjetivos e permite uma análise objetiva dos gráficos de ações para encontrar boas oportunidades em curta duração.

A análise técnica é feita com base na lei da oferta e demanda. Seguindo padrões e tendências de comportamento dos investidores, é possível compreender qual é o cenário mais provável para o futuro – tudo com base em probabilidade estatística.

A lógica para ganhar dinheiro fica mais simples quando é baseada na análise técnica: se você investe sempre nos cenários com alta probabilidade de gerar bons resultados, você tem uma probabilidade maior de ter um bom desempenho.

Ferramentas da análise técnica:

Dentro da análise técnica é possível destacar a utilização de algumas ferramentas que possibilitam a análise. Veja só quais são elas:

  • Suportes: os suportes são os patamares de preço em que as ações tendem a parar de cair e começam a subir – por isso são um excelente momento para a compra de ações.
  • Resistências: as resistências são o oposto dos suportes, ou seja, são o ponto em que as ações param de subir e começam a cair – por isso é um ótimo momento para a venda das ações.
  • Médias móveis: referem-se ao equilíbrio dos preços do mercado de ações.
  • Candles: os candles são componentes gráficos que representam a movimentação dos preços de uma ação em um determinado período de tempo.
  • Topos e fundos: os topos e fundos marcam os movimentos gráficos realizados pela variação de preços de uma ação de acordo com os pequenos movimentos de valorização ou desvalorização do período.
  • IFR: o Índice de Força Relativa analisa a força que uma ação possui de continuar valorizando ou desvalorizando.
  • Acumulação/Distribuição: esse indicador indica se o volume financeiro está sendo maior nas altas ou nas baixas, utilizando como base as oscilações do mercado.
  • Banda de Bollinger: analisa o limite de movimentação da ação para identificar os melhores momentos de compra e venda.
  • Volume financeiro: indica a quantidade de dinheiro que foi negociada em determinado período.

Agora é hora de se aprofundar no mercado de ações!

Agora você já sabe como funciona a Bovespa e como é possível começar a realizar os seus investimentos, certo? Isso quer dizer que você está cada vez mais próximo de começar a ganhar dinheiro.

Com tantas ótimas razões para investir na Bolsa de Valores, você deve estar ansioso para começar as operações. Entretanto, é recomendável que você busque se aprofundar no mercado de ações, adquirir conhecimentos e ficar atento às oportunidades do mercado.

Uma grande dica de leitura para quem deseja aprender mais sobre o mercado financeiro é o livro Os axiomas de Zurique, que aborda as táticas utilizadas pelos banqueiros suíços para obter resultados tão positivos no mundo dos negócios.

Você quer aprender como investir na bolsa de forma assertiva? Então inscreva-se agora no meu curso gratuito e fique por dentro das melhores dicas do mercado financeiro!

Como investir na bolsa - Curso GRATUITO e online

Você receberá um e-mail com os dados de acesso. Caso não queira mais recebê-los, poderá cancelar o recebimento...

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.