O que é Tape Reading? Confira tudo sobre!

Ainda pouco conhecido no Brasil, o tape reading apresenta uma maneira muito mais efetiva de identificar as oportunidades de compra e venda na bolsa de valores.

 GRATUITO - Conheça as Corretoras de Valores ideais para Você Investir em Ações e Tesouro Direto

Você receberá um e-mail com os dados de acesso. 

E ainda que ela não seja difundida entre os brasileiros, no exterior a técnica faz sucesso e garante lucros consideráveis.

Afinal, através do tape reading os investidores focam suas decisões nos movimentos do próprio mercado, promovendo compra e venda a partir de análises minuciosas das variações do setor.

Quer entender melhor como funciona o tape reading e como essa técnica pode te ajudar a obter sucesso em suas operações de day trade? Continue lendo este artigo, e pegue as dicas básicas para se dar bem com essa técnica.

Investir em bolsa de valores vale a pena?

Primeiramente, se você chegou neste artigo por estar frustrado com outros investimentos financeiros, saiba que a bolsa de valores é um dos setores mais rentáveis, atualmente.

Apenas em 2016, o Ibovespa subiu mais que 38% e garantiu altos rendimentos para quem investiu nos chamados fundos de ações. Em comparação com outros investimentos, a bolsa de valores foi considerada a que deu maior retorno financeiro nos últimos anos.

E nem mesmo a segurança que investimentos como a poupança, por exemplo, dão, valem o retorno atraente das bolsas, onde é possível, se você souber operar da forma correta, duplicar o valor investido em pouco tempo, inclusive em operações de day trade.

Porém, ao contrário do que alguns que estão fora do mercado podem imaginar, investir em bolsa de valores está longe de ser um investimento “de sorte”.

Técnicas apuradas e conhecimentos sobre as operações são essenciais para que você tome as decisões certas nas horas certas, movimento tão essencial para ter bons retornos com o seu investimento. E é ai que começamos a pensar no tape reading.

Afinal, o que é tape reading?

Essa técnica funciona mesmo? Se não funcionasse, primeiramente, não seria um modo de operar a bolsa de valores tão difundida há anos.

Com essa técnica, você analisa os fluxos de ordem e realiza leituras mais detalhadas sobre os últimos movimentos do mercado, enxerga quem está movimentando os preços e surfa aquela onda. Com o tape reading, o investidor sente o mercado como ele é, e entende como ele está.

Não à toa, a técnica é perfeita para quem opera com day trade. Ao fazer essa análise diária, você consegue tomar, com mais rapidez, a melhor decisão para o momento.

Em outras palavras, você analisa as principais e maiores negociações naquele mercado e toma suas decisões baseadas nessa análise, com algumas estratégias vistas em alguns cursos.

Prestar atenção nos grandes investidores, aqui, é ainda mais importante, já que garante que você consiga prever com alguma exatidão os movimentos que o mercado vai fazer nos próximos dias.

Não é incomum que você compre ações em um dia, após uma análise e consiga retornos de mais de 3% ou 4% no dia seguinte, ao vender as ações. É tudo questão de entender o que você está vendo e agir de acordo com isso. Agora, imagina se você conseguir os mesmos 4% no mesmo dia, incrível não é? Mas não é fácil, porém é plenamente possível.

Nada disso é feito ao acaso, claro. Essas decisões baseadas em análises de fluxo de ordens vão te ajudar a não perder dinheiro no processo.

Começar a usar a tática pode ser difícil no início, e, como qualquer outro investidor em bolsa de valores, principalmente se usa o day trade, pode perder dinheiro em alguns momentos.

Seu objetivo, aqui, é começar a sentir o mercado cada vez melhor, ao ponto de tornar esses episódios cada vez menos frequentes.

De onde surgiu o termo Tape Reading?

O tape reading está longe de ser uma técnica nova, e podemos dizer que ela se desenvolveu junto com os primeiros investidores da bolsa de valores fora do país.

O próprio termo, leitura da fita, registra muito da história dessa tática, que já era muito utilizada no passado e hoje continua com toda a força.

Naquela época, as operações realizadas na bolsa de valores dos Estados Unidos eram registradas em fitas. Elas eram analisadas (lidas) pelos investidores que usavam essa estratégia de compra e venda.

Em outras palavras, o termo surgiu do próprio ato de “ler as fitas” que eram geradas com os históricos de negociações.

A regra da estratégia era você acompanhar de perto os “grandes tubarões” da bolsa de valores. Esses caras faziam grandes negociações, e você notava a demanda que o próprio mercado gerava com essas negociações.

E o que isso tem a ver com operações de day trade?

Operar day trade é uma das maneiras mais rápidas de ter de volta seu investimento. Essa estratégia consiste em comprar e vender ações, opções, de uma mesma empresa, ou abrir e fechar operações no mercado futuro, em um único dia.

Isso significa que você não fica com aquela operação aberta durante semanas ou meses.  Por isso, ao contrário do que muitos imaginam, isso torna o day trade muito mais seguro do que os investimentos com prazos maiores. Até porque você não sofrerá as possíveis consequências de um investimento de prazo tão grande. 

Ainda assim, sem uma análise correta, você pode acabar tendo prejuízos com day trade, caso não saiba o que está fazendo. E é aí que entra o tape reading, que te auxilia a tomar a melhor decisão na hora de abrir e fechar uma operação.

Para os traders profissionais, mais importante que tudo, é necessário fugir do “eu acho que” e das recomendações de conhecidos, e focar na verdadeira informação. Se especialize, faça um curso de tape reading e use estratégias semelhantes para obter as melhores negociações.

Mas Quais as Vantagens do Day Trade ?

  • As negociações são feitas diariamente, você não vai dormir pensando em suas operações abertas. Isso também significa que você terá lucros ou prejuízos diários. Assim, a sua preocupação com relação ao mercado é muito menor;
  • As operações são bem menos arriscadas, já que a ocorrência de GAPs durante o pregão é  quase inexistente.
  • Você tem a possibilidade de alavancar, ou seja, operar acima do seu capital. Nesse caso, por exemplo, você pode possuir 10 mil reais, mas pode movimentar 100 mil reais. Nesse caso, uma variação positiva de 10% pode fazer com que você dobre seu capital. Na outra ponta, uma variação negativa de 10% vai te quebrar. Você perderá 10 mil dos seus 10 mil investidos.
  • Não tem que se preocupar com a tendência da bolsa, se primária, secundária ou terciária. Você só se importa com o que acontece durante o pregão.
  • Você não precisa que a bolsa esteja sempre em alta para conseguir lucros. Tudo depende, claro, de sua estratégia e meta de ganhos.

Como se ganha dinheiro com o tape reading?

Muitos falam que o tape reading é como surfar ondas que já são geradas em negociações gigantescas, que você está analisando. E não é muito diferente do que essa frase quer dizer.

De fato, tudo o que você precisa para fazer ganhar dinheiro com tape reading é entender de verdade como o dinheiro se movimenta e qual o melhor timing para entrar ou sair de uma operação. 

E como você percebe isso? Através de uma leitura eficiente da fita, do book de ofertas. Saber o que está fazendo é o ponto crucial aqui. Você precisa entender quando deve – ou não – “surfar” a onda gerada por outras negociações.

Por que as pessoas perdem dinheiro com tape reading?

Apesar de ser uma tática extremamente eficiente, a leitura do fluxo de ordens não é fácil de fazer.  Exige conhecimento sobre o mercado e um olhar apurado do book, e isso não é tão fácil assim. 

A tática do tape reading não depende extremamente da sorte. Se você perdeu dinheiro usando a técnica, então, foi porque não soube tomar a decisão certa. Possível que tenha sido por falta de disciplina, depois de fazer a leitura do book.

Ou foi muito otimista após ler o fluxo de ordem, ou foi muito pessimista e perdeu uma grande oportunidade de vendas.

Porém, essas possibilidades não devem te assustar. Principalmente se você pretende ser um(a) grande operador(a) de day trade e quer transformar a bolsa de valores em sua principal fonte de renda.

E, de fato, a maioria das pessoas que operavam com tape reading no passado aprenderam a sentir essas oscilações do mercado sozinhos, na base do tato. Era muito mais difícil operar com essa tática no passado do que é hoje.

Diferente daquela época, em que o mercado era extremamente fechado e poucas pessoas tinham acesso, hoje tudo é muito mais amplo. Inclusive, no que diz respeito à divulgação de conhecimento sobre esse assunto.

Fazer um bom curso de tape reading, buscar conhecimento e sempre repensar o modo como você faz suas análises é crucial. Principalmente se você não quer ser mais uma pessoa que perde dinheiro no mercado de forma repetitiva.

 GRATUITO - Conheça as Corretoras de Valores ideais para Você Investir em Ações e Tesouro Direto

Você receberá um e-mail com os dados de acesso. 

Como ter sucesso definitivo com o tape reading?

Começar a ganhar dinheiro com bolsa de valores exige mais do que apenas dinheiro para aplicar ou sorte. Preparo e uma boa estratégia são fundamentais para que você tenha sucesso e aumente seu patrimônio.

Tape reading pode ser a sua principal tática de operar no mercado, mas são necessários alguns cuidados.

Em primeiro lugar, você precisa abandonar toda a ansiedade. Ela mais atrapalha do que ajuda, e pode fazer com que você tome decisões exageradas e sem fundamento.

Agir de acordo com a emoção pode te dar algum retorno agora, você pode ter a sorte do principiante. Mas talvez isso não se repita no longo prazo, e é esse o ponto.

O que notei durante meus anos no mercado é que quase ninguém consegue ter lucros consistentes dessa forma. Ninguém consegue lucros, mês após mês, durante anos seguidos no mercado, baseados apenas na sorte.

Na maioria esmagadora das vezes, o que ocorre é justamente o contrário. Quem opera com base na sorte acaba sendo expulso do mercado com um grande prejuízo.

Exatamente por isso, deixar de lado o “achismo” e pensar racionalmente é fundamental.

Acompanhe regularmente o mercado, identifique as tendências, e, o mais importante, tente fazer análises minuciosas do fluxo de ordem.

Se você é um iniciante, fazer isso com ainda mais constância vai te ajudar a pegar o jeito mais rápido.

Quer começar a operar com tape reading com mais segurança? Confira algumas outras dicas!  

1. Acompanhe de perto grandes investidores que usam a tática

Existem grandes nomes de investidores que operam sempre com a estratégia do tape reading.

Segui-los é uma ótima maneira de ter uma noção do que está acontecendo no mercado. Além disso, você terá a oportunidade de aprender muita coisa com a experiência dos grandes investidores.

Alguns nomes possuem bastante força no mercado. Siga-os em suas redes sociais e acompanhe também sites especializados em investimentos, garantindo informação constante sobre o setor.

2. Invista em cursos de Tape Reading

Um curso de tape reading é tão fundamental quanto ter o dinheiro para investir. Na verdade, é mais importante até que este último!

Afinal, se você possui uma quantia e quer investi-la, mas não sabe como se comportar no mercado, com certeza perderá dinheiro. Isso é claro!

Pode ser que em um golpe de sorte você tire algum retorno. Porém, apenas com análises verdadeiras você pode transformar a bolsa de valores em um investimento seguro.

E, como essa técnica é uma das estratégias mais eficazes para quem opera na bolsa de valores, principalmente para os day traders, fazer um curso de tape reading vai garantir que você opere com muito mais segurança no início.

Em pouco tempo, você estará fazendo investimentos ainda maiores!

3. Esteja sempre pronto para rever sua forma de analisar o mercado

Nunca pense que aprendeu o suficiente, nunca! O mercado está sempre em transformação e nenhuma forma de analisá-lo permanece imutável.

Por isso, ainda que você adquira experiência durante o tempo, continue pesquisando e fazendo novos cursos de tape reading, day trade e outras formas de operar na bolsa de valores.

Perceba, também, que o cenário político e social possuem grande impacto nos movimentos dos preços.  Nesse processo, grandes fundos e investidores acabam sendo influenciados por tudo isso, realocando os seus patrimônios. Então, estar atento ao noticiário vai ser de grande ajuda para você.

Estude, sempre!