Os melhores livros para aprender a investir na bolsa de valores

Como se Transformar em um Operador e Investidor de Sucesso

Este livro foi o divisor de águas em minha vida no mercado. A partir de sua leitura aprendi a gerenciar o risco de modo mais eficiente. O livro também me ensinou a operar somente a favor da tendência principal do mercado, ou seja, só comprar ações em tendência de alta e só vender em tendência de baixa. Aparentemente é óbvio, mas nem todos nós fazemos isso, até por que é difícil, para muitos, saber qual a tendência do mercado.

Para Alexander Elder, o sucesso no mercado depende da mente (mind), do método (method) e do dinheiro (money), são os três Ms. Após a leitura do livro você irá se sentir mais confiante e tenderá a operar de modo mais frio, calmo e controlado. Saberá ler o que a multidão está pensando e agirá sem paixões. Aprenderá e desenvolverá um poderoso sistema de negociações com as melhores chances de sucesso, além de aprender a localizar os melhores pontos de entrada e saída das operações, definir stops e obter lucros consistentes.

Aprenderá uma excelente, no meu ponto de vista, forma de gerenciamento do risco, onde você só poderá perder 2% do seu capital de risco em cada operação. E quanto menos você tiver em carteira menos você irá perder. Assim, nenhuma seqüência de perdas irá expulsá-lo da bolsa.

Recomendo fortemente a leitura deste livro para que você se desenvolva como operador. Porém, se você está começando agora no mercado, sugiro que faça o guia do iniciante na bolsa de valores, um curso gratuito, em vídeo-aulas, onde você vai aprender o que deve fazer para comprar a sua primeira ação com segurança.

Como investir na bolsa - Curso GRATUITO e online

Você receberá um e-mail com os dados de acesso. Caso não queira mais recebê-los, poderá cancelar o recebimento...

Aprenda a Operar no Mercado de Ações

Um livro que foca em operações de curto prazo, Swing Trade. Além de descrever seu sistema de operação baseado no triple screen, basicamente é operar a favor da tendência principal, o autor procura introduzir na mente do seu leitor um pensamento disciplinado e organizado. Embora seja um bom livro, prefiro o “Como se tornar um operador e investidor de sucesso”, do mesmo autor.

Basicamente Alexander Élder mostrará  você como gerenciar seu dinheiro e seu tempo, assim como transmitirá a estratégia que lhe permitirá entrar nos mercados com confiança para que você saia de forma lucrativa, ou com pequeno prejuízo.
Você também irá ter uma iniciação completa aos fundamentos das operações de mercado; uma visão geral da psicologia das operações de mercado, em termos de comportamentos individuais e de psicologia de massa; uma sinopse prática das análises técnicas, inclusive com novos indicadores e sistemas; Um guia passo a passo para a manutenção de registros e para a organização de seu tempo; Você também visitará uma sala de negociações particular do autor, onde ele irá abordar a análise de suas operações. Escrito por alguém que é ao mesmo tempo operador do mercado, especialista em análise técnica e médico psiquiatra.
Acho que vale a pena a leitura, embora, como já disse, o “Como se transformar em um operador e investidor de sucesso” seja um pouco melhor.
Se, você acaba de conhecer o mercado de ações e não sabe como escolher uma corretora de valores, sugiro que faça o Curso Gratuito Iniciante na Bolsa de Valores.

Ações Comuns, Lucros Extraordinários – Não Siga o Rumo da Multidão

Este livro é um dos maiores clássicos da área de investimentos em ações. Sua leitura oferece elementos para uma melhor compreensão sobre o mercado acionário, além de técnicas de avaliação que possibilita ao investidor se envolver mais ainda com os seus investimentos. Para isso, o autor elaborou uma lista com 15 pontos considerados fundamentais na hora de escolher bons investimentos na bolsa.
Além disso, seu filho, Ken Fisher, escreveu uma introdução para uma nova edição deste clássico, na qual desenha um perfil do pai, revelando o homem por trás do investidor, suas crenças e sua história.

Os Axiomas de Zurique

Este foi indicado por um Professor quando eu ainda estava na Universidade. É um ótimo livro para qualquer tipo de investimento, ações, imóveis e outros, mas deve ser lido com muita calma. Também não é recomendável ler e já sair achando que é um banqueiro suíço, comprando e vendendo tudo que achar pela frente. O livro é constituído de 12 axiomas principais mais 16 secundários, que pretendem dar resposta às dúvidas com as quais o especulador pode se deparar.
Os axiomas: Após a Segunda Guerra Mundial, um grupo de banqueiros e empresários suíços resolveram ganhar dinheiro investindo em várias frentes, de ações a imóveis, de mercadorias a moeda. Eles ganharam muito e se tornaram um dos povos mais ricos do planeta.
Neste livro estão as regras “infalíveis” que estabeleceram para diminuir os riscos enquanto aumentavam cada vez mais os lucros. A expressão axioma tem dois significados possíveis, segundo o livro. O filosófico, que define o termo como a premissa imediatamente evidente que se admite como verdadeira sem exigência de demonstração, e o lógico, que define axioma como a proposição que se toma como verdadeira porque dela se podem deduzir as proposições de uma teoria ou de um sistema lógico ou matemático.
As indicações do livro funcionam como o segundo tipo, como dogmas que devem ser seguidos à risca por quem pretende acumular rentabilidade. Neles, o leitor encontrará a chave para investir com sucesso – À moda suíça. O título refere-se às táticas usadas pelos banqueiros suíços para obter êxito no mundo dos negócios.

Como investir na bolsa - Curso GRATUITO e online

Você receberá um e-mail com os dados de acesso. Caso não queira mais recebê-los, poderá cancelar o recebimento...

Os axiomas

O livro é considerado por muitos um best-seller da especulação. Segundo o autor, o sistema bancário suíço é um dos mais misteriosos e ricos do mundo. Milionários de todos os continentes aplicam no país não só pelo anonimato oferecido por suas instituições financeiras. Estão interessados na rentabilidade obtida pelos banqueiros da Suíça.
Investidores que sabem como poucos ganhar dinheiro através de métodos e princípios que funcionam em qualquer lugar, sob quaisquer condições econômicas. Max Gunther revela os segredos de um grupo exclusivo de homens que, depois da Segunda Guerra Mundial, resolveu ganhar dinheiro investindo em várias frentes, de ações a imóveis, de commodities a moedas estrangeiras. Ganharam muito e transformaram a Suíça em um dos países mais abastados.
• SOBRE O RISCO – Preocupação não é doença, mas sinal de saúde. Quem não está preocupado, não está arriscando o bastante.
• SOBRE MOBILIDADE – Evite fixar raízes. Elas tolhem seus movimentos.
• SOBRE INTUIÇÃO – Só se pode confiar num palpite que possa ser explicado.
• SOBRE ESPERANÇA – Quando o barco começa a afundar, não reze. Abandone-o.
• SOBRE PADRÕES – Até começar a parecer ordem, o caos não é perigoso.
Os axiomas de Zurique apresenta as regras e princípios infalíveis que esses banqueiros estabeleceram para diminuir riscos e aumentar lucros. Dizem que é só segui-los e você alcançará resultados impressionantes em todos os seus investimentos. Particularmente, não acredito que a fórmula seja tão simples assim.
Se você tiver interesse em conhecer mais estratégias de investimentos, cadastre seu e-mail aqui abaixo e receba dicas e sacadas sobre estratégias e investimentos.

O Jeito Peter Lynch de Investir – as Estratégias Vencedoras de Quem Transformou Wall Street

Peter Lynch é o gestor de ações número um dos Estados Unidos. Seu lema é: Os investidores amadores também podem tornar-se especialistas e selecionar ações vitoriosas com a mesma competência dos profissionais de Wall Street e algumas rápidas pesquisas.

peter-lynch-2

Em O jeito Peter Lynch de investir , o autor afirma que as oportunidades de investimento são inúmeras para os leigos. Basta observar o desenvolvimento dos negócios e prestar atenção ao que está à sua volta, seja no shopping center ou no local de trabalho: você pode descobrir as futuras empresas bem-sucedidas até mesmo antes dos analistas profissionais.
Essa antecipação em relação aos analistas é o que produz as tenbaggers, ações que crescem até dez vezes em valor, tornando um portfólio de ações convencional em um potencial lucrativo.
Os investidores possuem a mesma capacidade, através de pesquisas rápidas, de selecionar ações rentáveis. Nós todos temos todos os dias várias chances de testar os produtos de empresas nas quais pretendemos investir, é só ir até elas e testar seus produtos ou serviços. Porém, não basta somente ir até elas, é  preciso que o investidor tenha a visão do consumidor para checar se o produto oferecido é de qualidade e lhe traz satisfação, daí poderá inferir sobre a continuidade e os futuros lucros da empresa.
Se você quiser saber mais como selecionar ações rentáveis, deve fazer o curso gratuito para iniciantes na bolsa de valores. A partir dele, você irá receber, diretamente em seu e-mail, informações que poderão te economizar muito tempo, e muito dinheiro.

O Guia de Investimento

Investir tem significados diferentes para pessoas diferentes. Na verdade há investimentos diferentes para ricos, pobres e classe média. Dos mesmos autores do best-seller Pai Rico, Pai Pobre, Guia de Investimentos é um guia de longo prazo para quem deseja tornar-se um investidor rico e investir naquilo em que os ricos investem.
Este livro revela: – As regras básicas de pai rico para o investimento. – Como reduzir o risco de seus investimentos. – Os 10 controles do investidor de pai rico. – Como transformar sua renda auferida em renda passiva e de portfólio. – Como se tornar um investidor completo.
O guia de Investimentos foi escrito pelo autor de Pai Rico e Pai Pobre, e nos ensina como investir em qualquer área, inclusive no mercado financeiro. Para quem não possui conhecimentos na área de finanças, o livro pode ser uma boa aquisição, já que direciona o leitor para uma abordagem menos arriscada do mercado. Por exemplo, ensina o quanto de nosso dinheiro podemos colocar em renda fixa e em ações sem incorrer em riscos demasiados altos. É uma espécie de continuação do livro Pai Rico Pai Pobre. Um resumo dos ensinamentos sobre investimentos.