Tape reading funciona com opções e ações?

Tape Reading é uma técnica utilizada para negócios Day Trade baseado na leitura e interpretação do Fluxo de Ordens.

A tradução literal para o termo é “Leitura de Fita” e ele faz referência à época em que os negociantes, fora do prédio da bolsa de valores, recebiam via telégrafo os preços das ações negociadas.

Estes aparelhos imprimiam fitas de papel com dados e os negociantes tentavam, com a maior velocidade possível, interpretá-los e sintetizá-los em informações úteis na tomada de decisões rentáveis.

À primeira vista, parece o tipo de técnica que apenas gênios conseguem executar, mas não é.

Embora não seja um método trivial, a Análise do Fluxo de Ordens é uma técnica cujos fundamentos podem ser aprendidos. Depois, com treino e experiência você acaba entendendo o processo e incrementado com estratégias e truques particulares da sua abordagem de Day Trade.

Toda abordagem que eleva o trader à condição de alta performance:

  • Depende da prática;
  • Capacidade de análise;
  • Raciocínio rápido;
  • Muita dedicação e
  • Uma boa dose de audácia.

Estas são, e continuarão sendo, premissas essenciais para o sucesso de um day trader.

Outro ponto que deve ser ressaltado: os riscos sempre existirão.

Toda operação na Bolsa de Valores tem seu risco intrínseco. O uso de Tape Reading ou qualquer outra técnica tem como principal objetivo reduzir o nível de risco envolvido nas operações financeiras. Quanto maior o risco, maior deve ser o investimento em mitigá-lo.

 

Magia do Day Trade

O “quê” de magia do Day Trade está na oportunidade de explorar e fazer bons negócios diários.

Saber aproveitar as oportunidades, com investimentos de curtíssimo prazo, é uma estratégia que tem feito muitos investidores colherem bons frutos.

Acha que isso também é bom para você que cansou de perder dinheiro, com investimentos que não renderam o previsto?

Ou por que não soube agir na hora certa?

Você está no caminho certo, pois o Tape Reading é uma alternativa viável.

Você está preocupado com os riscos?

Não sabe qual é o primeiro passo?

Calma! O Tape Reading não é nenhum bicho de sete cabeças, mas tem os seus “segredinhos”.

Desmistificando o Tape Reading

A essência da técnica utilizada desde à época da impressão em fitas de papel não mudou muito, apesar dos avanços tecnológicos: a dinâmica ainda tem como base a análise do fluxo de ordens de compra e venda.

Hoje, os bilhões movimentados nas bolsas de valores, através das ordens limitadas ou de mercado, são apresentadas em gráficos. Quem está apto a interpretar estes gráficos está sempre um passo à frente da competição.

Fora a leitura e análise das informações, há também um fator abstrato: o trader de alta performance consegue fazer uma interpretação racional, mas tem impressões (ou informalmente “sacadas” ou insights) tão importantes quanto a racionalização na decisão de compra ou venda.

Neste ponto, você já percebeu que Tape Reading não é uma técnica 100% analítica, e é assim que deve ser. Embora já existam muitos estudos na área de inteligência artificial trabalhando a leitura do fluxo de ordens.

Nos Ombros de Gigantes

O grande segredo da técnica é tentar enxergar para onde os grandes players estão indo.

A lógica é que, como os grandes tendem a ganhar dinheiro e, de certa forma, controlam os movimentos do mercado, quem conseguir operar com eles, aproveitará as enormes estruturas de análise dos tubarões do mercado e as reusará a seu favor.

“Se eu vi mais longe, foi por estar sobre os ombros de gigantes.”

  Isaac Newton

Como Newton, seu papel como trader deve ser de utilizar todo conhecimento para gerar conhecimento e utilizá-lo para fazer investimentos.

Lendo os últimos movimentos e “antecipando” os próximos, estará acompanhado gigantes que ditam o mercado da bolsa.

Um trader experiente em Tape Reading consegue, através do histórico de negócios realizados, rapidamente, identificar a qualidade das ordens que chegam a todo momento para antecipar o movimento dos grandes players.

Ele, literalmente, se sustenta seguindo as tendências das operações, por exemplo na compra e venda de ações.

É muito mais seguro “manter o alvo” nas grandes instituições!

O curso Tape Reading, foi criado justamente para isso, ele vai te orientar a manter o foco.

Opções de Tape Reading

Olhos Fixos e Alertas

Depois de tanta informação sobre a necessidade de leitura e análise, você deve estar imaginando que é necessário passar o dia com os olhos bem abertos e fixos nos gráficos apresentados na tela do Home Broker, não é mesmo?

Isso não é totalmente verdade: acompanhar os gráficos é necessário, mas você precisa de estratégias inteligentes e técnicas auxiliares para facilitar o trabalho e automatizar uma parte do processo.

Uma das maneiras de aumentar sua produtividade é adotar sistemas de alerta, que fazem o acompanhamento da bolsa de valores por meio da Análise Técnica e enviam sinais indicativos quando o contexto indica que podem haver oportunidades de bons negócios à vista.

Além disso, há serviços de empresas que disponibilizam robôs investidores que dão maior autonomia ao investidor Day Trader.

Os robôs investidores são configurados com regras definidas pelo trader através de parâmetros para as ordens que serão efetuadas automaticamente.

O uso de robôs que calculam e operam com médias móveis podem ser muito úteis na aplicação da análise de Fluxo de Ordens (Tape Reading), pois estes indicadores também podem ajudar nessa abordagem.

Médias móveis são eficientes porque não “insinuam” movimentações, mas apontam a tendência e são indicadores confiáveis. O acompanhamento das médias móveis permite:

  • Confirmar uma tendência;
  • Obstruir sua intenção de investimento, porque sinalizam fortes oscilações nos ativos em questão.

As médias móveis, trabalham com períodos de tempo e, apesar do grau de confiabilidade, não podem ser responsáveis sozinhas para definir as ações do seu robô de investimento.

 GRATUITO - Conheça as Corretoras de Valores ideais para Você Investir em Ações e Tesouro Direto

Você receberá um e-mail com os dados de acesso. 

Velocidade e Tamanho: Gatilho para Operar

As duas grandes variáveis que o Day Trader deve observar ao fazer a leitura dos dados, são a velocidade com a qual as ordens estão sendo colocadas e o tamanho das ordens (volume negociado).

Isso quer dizer que, normalmente, quando o mercado está “parado” você deve ser ainda mais cauteloso, se os grandes estão parados pode ser que haja alguma coisa acontecendo fora do seu campo de visão.

Por outro lado, quando o mercado estiver movimentado em termos de volume (grandes quantias) e velocidade (muitas ordens) é sinal de que os grandes players estão se movimentando e, portanto, é um momento propício para negociar.

Funciona para ações, funciona para opções

A técnica de Tape Reading é baseada na movimentação de vendas e compras de ações e índices dos “tubarões” da bolsa de valores, gigantes que utilizam uma parafernália imensa, poder econômico e muito expertise para a tomada de decisões diante de uma verdadeira enxurrada de ordens que são emitidas a todo instante.

A lógica também funciona para negociação de Opções sobre Ações.

Opções sobre ações, nada mais são do que instrumentos financeiros que criam uma obrigação entre o possível vendedor e potencial comprador da ação, na ocasião de uma situação pré-estabelecida ocorrer (valorização ou desvalorização).

Se a situação combinada ocorre, o potencial comprador tem direito de adquirir as ações pelo preço estabelecido no “contrato”.

Ele pode, também, revender suas opções para outros interessados.

Como a Opção apenas existe atrelada à uma Ação, a lógica de investimento é, basicamente, a mesma. Por isso, a dica é: se o método funciona para a negociação de ações, funciona para opções!

Tudo se resume a olhar o book e acompanhar o fluxo de ordens. Se houver muitos compradores e vendedores, haverá fluxo. Se houver fluxo, haverá um operador de tape reading pronto para surfar essas ondas. Dá pra operar travas ou a seco, mas a maioria opera a seco mesmo, e consegue ganhar muito dinheiro com isso.

Aprender para ganhar

É extremamente importante investir continuamente na educação e especialização para manter-se informado sobre técnicas e novas ferramentas.

Antes de partir para a ação com dinheiro de verdade, saiba que existe uma considerável distância entre iniciar na tentativa de aplicar a Análise de Fluxo de Ordens e começar a ganhar a ter os insights recorrentes que apontam bons investimentos.

O método exige disciplina e, como toda técnica de análise, possui uma curva de aprendizado. Não há atalho mágico, receita de bolo ou fórmulas prontas para ganhar dinheiro com Tape Reading:  práticar é a melhor e única escola.

Uma maneira muito efetiva de aprender é frequentar as salas de operação e salas de operação online.

Atualmente, algumas corretoras ou escolas de traders abrem as portas de salas colaborativas com a proposta de auxiliar os aprendizes ou traders que buscam mais interação com outros profissionais.

Elas são opções vantajosas porque é possível observar traders experientes utilizando várias técnicas e abordagens nas negociações, como:

  • O que os influencia nas tomadas de decisão, quando decidem entrar ou sair do jogo;
  • E quais são os sinais que podem ser observados nas movimentações do mercado.

Este contato próximo é uma verdadeira mentoria e, nesta área de atuação, ter a orientação de alguém com saber notório e vivência prática pode evitar perdas, tanto de tempo quanto de dinheiro.

Para um trader, aplicar um pouco de tempo e dinheiro um bom curso para aprender a operar na bolsa de valores, especialmente em Day Trade, é vital e deve ser um empreendimento recorrente, encarado como um ciclo de investimento fundamental.

Além de ferramentas e robôs, saber fazer bom uso dos gráficos, também é essencial. Em combinação com a técnica de Análise de Fluxo de Ordens esse ferramental viabiliza oportunidades para você ganhar dinheiro.

Day trade e Tape reading

 

Entenda seu perfil de Investidor

Além de se qualificar e aprender com mentores e colegas profissionais, busque conhecer seus limites e características como trader. São dicas para um início mais tranquilo nessa jornada:

  • Aprenda a analisar com rapidez e definir seus critérios para ordens stop loss;
  • Defina seu perfil de investidor;
  • Trace uma meta de negócios para você, quanto deseja ganhar, em que tempo, que riscos suporta;
  • A infraestrutura de trabalho é importante, já que tudo é online, capriche na qualidade de internet e nos seus equipamentos (notebook, PC, telas, etc.);
  • Comece pelos simuladores e, depois que for ganhando confiança passe para a prática, comece pequeno, sem afobação.

Lembre: Investir exige equilíbrio, dose certa de conhecimento, astúcia, e naturalmente aceitar que às vezes se perde, mas também se ganha.

Para potencializar o aprendizado, compartilho com você uma proposta de curso de Tape Reading para ajudar neste caminho.

Faça sua inscrição, aprenda tudo sobre a técnica de Análise de Fluxo de Ordens!